terça-feira, 2 de junho de 2009

Entendendo e escrevendo seu primeiro método em C#

À medida que estamos desenvolvendo nossos códigos, percebemos que estes podem ser divididos de acordo com suas funcionalidades. Ao efetuar esta divisão, estamos na verdade criando blocos de códigos que executam uma determinada tarefa. E, descobrimos que tais blocos de códigos podem ser reaproveitados com frequencia em um mesmo programa. Assim, ao mecanismo usado para disparar a execução destes blocos de códigos é dado o nome de método (ou função em linguagens tais como C e C++).

Um método, em sua forma mais simples, é apenas um conjunto de instruções que podem ser chamadas a partir de locais estratégicos de um programa. Veja um exemplo:

// um método que não recebe nenhum argumento
// e não retorna nenhum valor
static void metodo()
{
Console.WriteLine("Sou um método");
}

Este método apenas exibe o texto "Sou um método". Veja o uso das chaves { e } para delimitar a área de atuação do método (o corpo do método). A palavra-chave void indica que este método não retorna nenhum valor ao finalizar sua execução enquanto a palavra-chave static é melhor explicada na nossa seção sobre modificadores em C#. Todos os métodos em C# possuem parênteses, os quais servem como marcadores para a lista de parâmetros do método. Parênteses vazios indicam que o método não possui parâmetros.

Veja agora um trecho de código completo exemplificando a chamada ao método recém-criado:

// um método que não recebe nenhum argumento
// e não retorna nenhum valor
static void metodo()
{
Console.WriteLine("Sou um método");
}

static void Main(string[] args)
{
// efetua uma chamada ao método
metodo();

Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
Console.ReadKey();
}

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.